Do Couro nada se perde tudo se transforma

A história do uso do couro para agasalhar o corpo iniciou com os primórdios e faz parte do processo evolutivo e do progresso da humanidade. Desde a pré- história, os homens sacrificavam animais para se alimentar e suas peles eram transformadas em roupas rústicas, sapatos, portas para cavernas, diversos utensílios domésticos e até velas de embarcações.

noticia_201507160909307838160

Atualmente, cerca de 80% do couro usado no mundo é destinada a fabricação de calçados. O restante 20% é utilizado a outros setores, como o automotivo, e também, à produção de artigos de moda, tais como bolsas, roupas, cintos e carteiras.

robbie-noble-220875

As regiões Sul e Sudeste são as que mais produzem: elas concentram 82% da produção de bolsas de couro, carteiras, malas e acessórios.

O uso de tal artigo fez com que muitas empresas trabalhassem visando apenas o lucro financeiro esquecendo assim, outros aspectos como: cuidar dos resíduos da produção.

Para tentar eliminar o descarte dos resíduos do couro advindo da produção das bolsas, foi implementada na Kowro Bags uma alternativa para aproveitamento de 100% do material.

hermes produção 3

Foi necessário analisar o corte e o manuseio do couro para reduzir o descarte de grandes partes desse material. Verificou-se a partir de então que o desenvolvimento e criação de novos modelos de bolsas, carteiras e acessórios, poderiam tornar a produção mais limpa.

As definições dos novos modelos desenvolvidos a partir das sobras utilizam todos os resíduos produzidos pela empresa, diante disso o descarte é quase zero.

Couro natural X Couro sintético

A onda agora é lançar produto de “couro sintético” – ou falso couro – com apelo de ser menos poluente.

O uso do material sintético é que não exige o sacrifício dos animais para serem produzidos. Porém, não se pode dizer que são mais ecológicos que os produtos de couro natural, já que são feitos de plásticos e polímeros.

couro-ou-sintetico-qual-melhor

O couro natural usa a pele dos animais que são consumidos como alimento e que se tornaria um volume imenso de resíduos no meio ambiente. Um produto de couro tem uma aparência muito melhor e depois que você já usou muito, pode repassar pra alguém ou guardar e voltar a usar, pois a moda é sempre cíclica.

O material sintético persiste no ambiente como plástico. Esses produtos são feitos com uma espécie de composto plástico chamado policarbonato, com uma película de poliuretano. Todos esses produtos sintéticos levam milhares de anos para se decompor naturalmente.

787a6855cb44dd5ecd7ff0b01410baa5

Ao decidir entre um produto de couro e um produto sintético, é importante ponderar não só questões sociais, animais e ambientais, mas também entender seus hábitos de compra, de alimentação, de consumo realmente consciente.

1726 (2).JPG

 Bolsa na cor taupe – 1726

1740 (4).JPG

Bolsa na cor terracota – 1740

105.jpg

Necessaire na cor preta – 105

083

Carteira na cor trigo – 083

046Porta batom na cor pink – 046

032.jpg

Porta níquel na cor pink – 032

_DSC0092.JPG

Bolsa patchwork vermelha/rubi – 1574

Aproveitamento do couro na escala de produtos Kowro Bags!

Patchwork é “trabalho com retalhos”. É uma técnica utilizada pela Kowro Bags que une as sobras dos tecidos, formando a partir daí um produto novo.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s